Navio de carga russo detido na Tunísia c/mat.milit

Ir em baixo

Navio de carga russo detido na Tunísia c/mat.milit

Mensagem por Cimberley Cáspio em Seg 26 Fev - 0:49

Navio de carga russo detido na Tunísia com material militar.



 
 Por Mikhail Voytenko/FleetMon.com Editor - reproduzido e editado p/ Cimberley Cáspio
 
 
A principal mídia russa em 24 de fevereiro explodiu com notícias sobre a detenção do ro-ro URAL no porto tunisino de Sfax, referindo-se principalmente ao Boletim Marítimo como fonte inicial. 

A mídia contatou a Embaixada da Rússia e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que fez declarações curiosas dizendo que "o Boletim Marítimo não estava correto em detalhes". De acordo com declarações do MOF, mais cedo e mais recente, as notícias que chegavam eram de que o navio chegou ao porto de Sfax porque:  foi apanhado na tempestade. b) porque precisava de reparos. Tudo estava sendo feito pela embaixada russa na Tunísia, para esconder o que o navio transportava.

Mas, na sua última declaração, não podendo mais esconder o segredo das autoridades tunisinas, a MOF afirmou que a carga era absolutamente civil, não havia nada de militar a bordo. 

Mas de acordo com a mídia e fontes da Tunísia, a carga é constituída por caminhões militares e veículos blindados, bulldozers, ambulâncias, caminhões-tanque, geradores elétricos, uniformes militares e equipamentos de comunicação por rádio e satélite - tudo o que é preciso para construir um campo militar. A carga não foi devidamente documentada.

Como jornalista, o meu melhor palpite é que o navio enfrentou problemas de caráter mecânico no mar jônico, mas ainda estava em andamento, precisando de reparos que requeriam abrigo, em forma de porta ou pelo menos, ancoradouro. Mas o URAL não podia chamar nenhum porto europeu mais próximo, temendo inspeção e possível detenção, provavelmente algo pior do que a detenção.

URAL havia chegado à Líbia, com aparente intenção de chamar o porto líbio, mas novamente, temeu possíveis resultados negativos e, finalmente, ancorou no porto de Sfax.

Eu acredito que a Rússia e a Tunísia, no momento, estão em processo de negociações, tentando na maior parte e na melhor das hipóteses conquistar algum tipo de recompensa - por exemplo, uma multa forte ou algumas preferências políticas / econômicas.

O navio ainda está no no porto de Sfax.

Relatório das autoridades tunisinas

"Envio secreto de armas russas. Navio de carga com armas militares detido na Tunísia.

Atualização: de acordo com fontes tunisinas, caminhões e blindados militares,

Veículos blindados foram encontrados a bordo, também 24 contêineres com munição. Toda carga militar dizia que não estava devidamente documentada, o destino da expedição não era claro.

O navio de carga ro-ro sob o nome russo URAL, operado pela empresa turca Mersin, foi detido no porto de Sfax, na Tunísia, para uma busca e verificação detalhada, tendo a bordo, de acordo com os locais, carga de armas e munições. O navio está a caminho de Novorossiysk/ Rússia vindo originalmente de Douala Camarões."

Fontes tunisinas disseram que o navio interrompeu a viagem e chamou o porto de Sfax, por causa de falha mecânica que deve ser reparada.

Comentário:

A julgar pela trilha do navio, toda a história soa e parece bastante curiosa, para dizer o mínimo. O navio aparentemente experimentou algum problema em 9 de fevereiro, enquanto navegava no mar Jônico, o que é estranho - a rota direta é mediada por Med, por que levar para o noroeste? O URAL cruzou a maior parte do mar jônico a uma velocidade reduzida, e depois fez uma curva acentuada, indo para o sul até as margens do norte da África, parecendo que iria chamar o porto da Líbia. Então, novamente, uma curva acentuada para o oeste, em direção a Trípoli. 

Em 13 de fevereiro, o URAL mudou a rota e finalmente dirigiu-se para  Sfax, chegando no porto da Tunísia em 15 de fevereiro. 
URAL ainda está ancorado no porto de Sfax, em situação pouco clara, com status de navio desconhecido.

Fonte: www.fleetmon.com/maritime-news/2018/21589/cargo-ship-ural-russian-military-cargo-still-held-/
avatar
Cimberley Cáspio


Mensagens : 94
Data de inscrição : 24/01/2018

Ver perfil do usuário http://Antena Bibarrense de Notícias - caspiojornalista@gmail.co

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro